quinta-feira, janeiro 25, 2007

Marketing do Vinho.
O curso, uma pós graduação, é pioneiro na América Latina. Pena está restrito a Unidade da ESPM de Porto Alegre no Rio Grande do Sul. Não deixa de ser um excelente começo. Afinal, os números mostram quanto o mercado nacional de vinhos aquece a economia: a cada ano o Brasil produz cerca de 300 milhões de litros e fatura R$ 2,1 bilhões. E não é só isso. As previsões do crescimento para o setor indicam uma produção na ordem de 378 milhões de litros até 2009. Outro dado importante do potencial do mercado brasileiro: o consumo interno é de aproximadamente 1,8 litro/ano/pessoa - é bem verdade que este número chega a 56 litros/ano/pessoa na França-, mas o consumo nacional já deixa o Brasil numa colocação avançada: 15º lugar no ranking de consumo mundial da bebida.

Formação Profissional. A iniciativa da ESPM visa atender a crescente demanda do mercado com a proposta de desenvolver e formar profissionais no País. O curso conta com o apoio de empresas como a Expand, Vini/Brasil e Vinícola Miolo. De acordo com o site da ESPM o foco do curso está em possibilitar o crescimento desse campo da economia desenvolvendo o pensamento mercadológico do setor, com capacitação para gestão de marcas e o correto posicionamento dos produtos brasileiros e assim alcançar melhoria na concepção do consumidor e ampliar lucratividade nas vinícolas.

Parceria. A estruturação da grade curricular contou com a participação do orientador acadêmico Michel Bourqui, da Organização Internacional da Uva e do Vinho. Uma parceria que possibilitará ao aluno ao concluir o curso na ESPM, complementar sua formação na Organização Universitária da França habilitando-o como Master em Marketing do Vinho.

Alvo. Profissionais que buscam a especialização na indústria do vinho por meio da imersão em avançados conceitos de gestão e marketing.O curso tópicos como: gestão estratégica, desenvolvimento de mercados do vinho e tendências, gestão de produção, pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, estratégias de distribuição e comunicação, planos de negócios entre outros. Com carga horária de 360 horas, as aulas começam em março sempre as sextas e sábados na unidade de Porto Alegre da ESPM e nas sedes de algumas vinícolas da região de Bento Gonçalves, Farroupilha e Caxias do Sul. No final do curso está prevista uma viagem técnica para as regiões das vinícolas da Argentina e Chile. Aos interessados ( eu aqui chupando o dedo) as inscrições podem ser feitas no site da Escola. A seleção será através de análise curricular e entrevistas.
Mais informações pelo telefone (51) 3218.1300 e (11) 5085-4600.PROGRAMA
PÓS-GRADUAÇÃO MARKETING DO VINHO/ ESPM-RS

Nenhum comentário: